O sistema mais simples e prático de gestão de atividades
Inovação 20 de janeiro de 2016

O que os Filmes de Hollywood nos ensinam sobre CEO’S

MANUAL DE INSTRUÇÃO (8)
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Google+0Email this to someone

Você pode achar que produtividade é apenas um assunto para trabalho ou apenas algo voltado para os workaholics de plantão. Talvez sua ideia sobre o assunto seja que somente quem ama trabalhar é quem se interessa por esse tipo de assunto.

Errado. Completamente errado.

Produtividade gere a nossa vida em todos os sentidos e está constantemente à nossa volta, impactando nossa vida pessoal indiretamente, quer você queira admitir ou não.

Pense. Você quer atingir seus objetivos? Você quer fazer mais coisas nesta vida? Quer viver mais conquistas? Quer acabar o trabalho mais rápido para viver o final de cada dia da semana se divertindo? Então é bom você começar a entender como gerenciar o seu tempo com inteligência, dominando a produtividade.

Este artigo é um pouco diferente.

Nós vamos falar sobre os grandes. Os CEOs.

Aqueles que existem na vida real, e aqueles que existem apenas em filmes de Hollywood, e iremos te mostrar como você pode extrair diversas lições de ouro de cada filme para maximizar a sua produtividade. São pedaços de ouro escondidos em alguns dos filmes mais famosos que existem.

Ok? Ótimo!

Então vamos começar pelo filme A Rede Social, amigo.

facebook-tile

FILME: A REDE SOCIAL (Facebook)

CEO: Mark Zuckerberg

No filme A Rede Social, que conta a história do nascimento do Facebook e de seus 2 CEOs, Mark Zuckerberg quando ainda estava criando uma versão pré-histórica da rede – chamada de Facemash – mergulha em uma maratona de programação de computador por horas a fio, a fim de criar a primeira versão do Facebook o mais rápido possível.

A cena mostra Mark Zuckerberg trabalhando como um LOUCO para montar o projeto que colocou na cabeça e você pode ver o que estamos falando na cena abaixo.

Ok. Agora preste atenção em como ele foi desenrolando o que tinha que fazer e como lidou com suas atividades porque é aí que estão os primeiros segredos de produtividade. Bom, vendo este vídeo, você pode reparar o seguinte:

1. Ele está focando em uma coisa por vez

2. Ele usa ferramentas no computador para agilizar os processos

3. Ele abandona uma atividade quando ela trava a sua produtividade e depois retorna a ela

Incrível certo? E realmente isso é de fato FUNCIONAL e pode mudar a produtividade no seu dia-a-dia se você aplicar estas regras. São simples, mas bem eficientes. Por exemplo, faça um teste e pegue um bloco de papel e escreva apenas 3 atividades que você precisa completar no dia. Agora abra APENAS as ferramentas necessárias do seu computador para concluir apenas 1 das atividades e foque nela até terminar.

Ok, finalizou? Legal. Agora troque de atividade. E continue assim até terminar tudo. Você vai perceber que com o poder do FOCO você consegue fazer as coisas muito mais rápido e muito melhor, e SE você travar por causa de algum motivo obscuro, vá para a última atividade que você consegue resolver agora e DEPOIS retorne novamente para a que falta. Seja objetivo. Isso funciona. Pode testar isso.

E vamos continuar!

21042804_20130922163644178-tile

FILME: Jobs

CEO: Steve Jobs

No filme Jobs, que conta parte da história de Steve Jobs e o nascimento da Apple, Steve está retornando à empresa (que o demitiu!) e começa a trabalhar no Macintosh quando este projeto está caindo aos pedaços e totalmente largado pela empresa, totalmente abandonado. Jobs então assume a equipe e o projeto e começa suas revoluções. Dito isso, repare na cena abaixo:

O que Steve fez nestas cenas?

O que ele fez de ALTAMENTE produtivo para ele e para sua equipe?

Eis as respostas:

  1. Ele fez reuniões a céu aberto
  2. Ele fez reuniões andando
  3. Ele criou e injetou PROPÓSITO na equipe

   

As pessoas precisam de variedade, elas precisam ter dias diferentes e trabalhar de maneiras diferentes. Variedade importa para a produtividade. Ela é inclusive uma das 6 necessidades humanas que Tony Robbins constantemente prega, e o que Jobs fez neste trecho do filme é fazer justamente isso.

Aplicar variedade.

Por isso, ao fazer as reuniões a céu aberto ou andando, ele MUDA a rotina de sua equipe fazendo com que ela não saiba o que esperar de um dia de trabalho. Isso é excitante. Isso é aventureiro. E isso funciona. Além disso, o principal ponto que ativou a produtividade na sua equipe foi o fato de ele ter dado um PROPÓSITO para eles trabalharem. Este foi outro ponto adicional que transformou a equipe.

Porque eles não estavam mais lá para finalizar um projeto….

Eles não estavam mais lá para receber um salário no final do mês….

Eles estavam lá para MUDAR O MUNDO! Eles estavam lá para mudar a vida de pessoas comuns.

E se você está prestes a trabalhar sabendo que o resultado do seu trabalho vai mudar o mundo, pode apostar que você trabalharia por 20 horas seguidas sem reclamar! Isso vai acontecer porque o seu nível de motivação atinge outro nível, e você tem energia suficiente para produzir como um cyborgue. Fato.

Mas claro, ninguém deve trabalhar por 20 horas seguidas, mas se você conseguir motivar sua equipe dando um verdadeiro propósito a ela, faça isso, porque este é o único combustível que atinge o PICO de produtividade de uma pessoa.

111145-tile

FILME: O Lobo de Wall Street

CEO: Jordan Belfort

No filme O Lobo de Wall Street, é contada a história de vida de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) e o que queremos destacar aqui é uma parte onde ele está fazendo uma palestra para a sua equipe. Ele fala sobre quais devem ser seus próximos passos, o que devem fazer exatamente, como devem pensar etc.

Mas veja a cena para entender melhor onde queremos chegar:

Ok, agora preste atenção em algumas lições importantíssimas de produtividade que podemos extrair disso:

• Ele lembra a todos que existe uma ótima recompensa para quem trabalhar muito bem

• Ele cria uma atmosfera de competição entre os colaboradores

• O ambiente de trabalho é unificado, favorecendo a criação de equipes informais e a sinergia de todos

Jordan com essa visão de mostrar à seus subordinados que a recompensa é sólida e que ela realmente EXISTE, já cria uma motivação forte o suficiente para mudar o dia-a-dia de trabalho de sua equipe. Porém, ele não pára por aí. A técnica de fazer uma pessoa olhar para o companheiro de trabalho ao lado e IMAGINÁ-LO no futuro totalmente bem-sucedido, faz com que haja uma competição saudável informal que força as pessoas a darem o seu melhor justamente por não quererem perder. É da natureza humana não querer perder.

Isso torna o trabalho mais divertido e aventureiro, e é altamente benéfico para a produtividade quando é usado de maneira CERTA. No caso do filme, a maneira mais saudável para aquela determinada equipe, era aplicando esse forte desejo de ser mais bem-sucedido do que todos, que é o que motivava as pessoas que foram trabalhar para Belfort. A equipe  inteira se sentiu BEM e por causa disso acabaram produzindo mais porque seus valores foram atingidos em cheio!

E sim, outras empresas podem ter equipes diferentes, com valores diferentes. Mas isso você que deve descobrir e saber explorar de forma inteligente, para gerar uma produtividade bem maior.

Vamos dar uns exemplos.

Em outras empresas, a competição promovida poderia ser voltada para conseguir o maior número de clientes abordando-os na rua (útil com setor de vendas), ou então voltada para lançar os novos softwares versão de testes com o menor número de bugs possível (útil com setor de Tecnologia) etc, e dar aos vencedores prêmios que apelem para eles. Coisas como uma viagem paga por 1 mês em Las Vegas poderia ser fortemente impactante, ou qualquer outra coisa que arregale os olhos dos funcionários.

É comprovado que cada equipe possui um “ponto de pressão” que pode maximizar a produtividade através da competição e que deve apenas ser encontrado, porque no final acaba sendo bom para todos que estão envolvidos (empresa e colaboradores). A competição é saudável, quando usada de maneira certa.

E o ÚLTIMO ponto deste trecho é a parte do ambiente de trabalho. Este é chave também. O ambiente no filme, você pode reparar que ele promove a sinergia e a união entre as pessoas. Não existem paredes. Não existem bloqueios ou pontos de dificuldade para um colega de trabalho se aproximar do seu colega e TODOS estão num mesmo ecossistema que promove essa união indireta, que acaba melhorando o fluxo das coisas. Tudo flui melhor porque qualquer detalhe que precisa ser discutido ou qualquer problema que precisa ser resolvido, o colega está próximo e a possibilidade de criar times informais é extremamente fácil, removendo problemas de comunicação por completo.

Ok? Então next!

Homem-de-Ferro-2-tile

FILME: Homem de Ferro 2

CEO: Tony Stark

Neste último filme entramos em Homem de Ferro 2 onde Tony Stark como CEO está tentando resolver suas próprias coisas e Pepper Potts (sua secretária) está constantemente perguntando a ele sobre assuntos relacionados ao trabalho, sobre decisões importantes da empresa. A cena em questão não pode ser encaixada diretamente neste artigo (porque o autor do vídeo bloqueou a incorporação) mas ela pode ser vista neste link. (e o vídeo já está programado para começar na parte que interessa para nós aprendermos algo).

Bom, a Lição Final sobre produtividade extraída deste filme é a seguinte:

DELEGUE SUAS ATIVIDADES DE FORMA INTELIGENTE!

Ponto! Aprenda a DELEGAR.

Muitos líderes durante o trabalho (especialmente empreendedores) costumam querer fazer tudo sozinhos e querer ter o domínio de tudo para relaxarem e ficarem tranquilos. E isso é bem comum. Bom, o problema é que isso na verdade é ANTI-PRODUTIVO para a sua empresa porque é fato que a união faz a força. Então se você tem um time muito bem treinado e que é competente, você pode e DEVE delegar as atividades para aqueles que são capazes de fazer as coisas tão bem quanto você ou até mesmo MELHOR do que você, para que você tenha tempo de sobra para focar em coisas mais importantes. Algumas frases que comprovam que isso é verdade:

“A Coragem da Liderança é dar aos outros a chance de serem

bem-sucedidos mesmo quando você tem que arcar com a

responsabilidade”

– Simon Sinek

“Enfatize seus pontos fortes, não fique arrumando

suas fraquezas”

– Tim Ferriss

Entendido?

Saiba delegar e ganhe tempo. Se você tem um bom time então você pode FAZER MAIS em MENOS TEMPO, basta saber escolher as pessoas certas e deixá-las agirem. Confie no seu time. Trabalhe em equipe você também porque afinal, você deve dar o exemplo. Lembre-se disso. Use o seu time e realize mais coisas.

CONCLUSÃO

Quando você abraça a produtividade como um verdadeiro rito a sua vida gira mais rápido, e o trabalho flui muito melhor e com mais qualidade. Você aprende “atalhos” para realizar mais em menos tempo, você domina as horas e você consegue realizar tudo no tempo certo.

E lembre-se que TUDO envolve regras de produtividade. Tudo.

Reuniões, ambiente de trabalho, ferramentas, fluxo de trabalho etc.

Porque produtividade não é apenas uma vantagem de quem está trabalhando, negativo.

É muito mais que isso.

Muito mais.

Produtividade é na verdade uma única coisa: Um Estilo de Vida.

Um estilo de vida que faz você observar CADA PONTO do que você faz no seu dia e em como otimizá-lo, como deixar as coisas acontecerem mais rápido mantendo o mesmo nível de qualidade, para que você consiga atingir mais objetivos para no fundo, viver melhor. Se você produz mais em menos tempo, sobra mais tempo para você viver despreocupado e curtir a sua própria vida, passa mais tempo com a família e pensar nas próximas ações estratégicas para o seu futuro, que é o alvo de muitos CEOs.

Então amigo, aprenda o seguinte: NÃO seja produtivo.

E sim INCORPORE isso na sua personalidade de hoje em diante.

Torne-se alguém em que “produtividade” é simplesmente um dos seus sobrenomes.

Porque o seu trabalho e a sua vida pessoal agradecem.

Baixe o Ebook! (1)

 

 

CEO do Infortask - Apaixonado por desafios e inovação/ Administrador/ Especialista em Administração de Empresas - FGV. Possui experiência em Marketing, Gestão de Leads, Inbound Marketing, Saas, Adwords, SEO, Gestão enxuta, entre outros.