O sistema mais simples e prático de gestão de atividades
Inovação 13 de maio de 2016

O que o Empoderamento da mulher e o Empreendedorismo tem a ver?

plus (19)
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Google+0Email this to someone

O empoderamento da mulher é um dos temas mais falados e discutidos dos últimos anos. Fala-se muito sobre o papel da mulher na sociedade e em como nós como comunidade, podemos combater a desigualdade de gênero que assola o Brasil. Mulheres ocupam menos cargos de chefia, ganham menos que homens pelo mesmo trabalho e ainda precisam lutar por seu espaço no mercado profissional.

Afinal: o que o empoderamento da mulher e o empreendedorismo tem a ver?

We-Can-Do-It-Rosie-the-Riveter-Wallpaper-2

O empreendedorismo é sobre inovação, espírito de liderança e habilidade para crescer e mudar sua própria realidade. É papel de todo (ou toda) líder e empreendedor trazer a igualdade de gênero para seu ambiente de trabalho.

Nesse post, vamos falar sobre como uma mente empreendedora pode incentivar uma mudança dentro de sua empresa e porque isso tem tudo a ver com o espírito do empreendedorismo. Nos baseamos nos princípios da ONU para a igualdade de gênero, falaremos sobre as prioridades e ações que você como empreendedor pode ter para ampliar o empoderamento da mulher em sua organização.

Vamos lá?

FAÇA DA IGUALDADE DE GÊNERO UMA DE SUAS PRIORIDADES COMO EMPREENDEDOR

Um bom empreendedor está sempre informado e se importa com o mundo ao seu redor. Ou seja: se você trabalha em cargo de liderança, é seu papel promover, apoiar e fortalecer as mulheres da sua empresa para também ocuparem cargos de liderança.

Um líder de verdade qualifica seus funcionários e os dá oportunidade para se capacitarem. Ofereça cursos, oportunidades de trabalho e capacite as mulheres da sua empresa. Faça da igualdade de gênero uma de suas prioridade como gestor.

Esse tópico é muito importante: invista em políticas e programas do local de trabalho que abram caminho para a promoção das mulheres em todos os níveis e áreas do negócio. Converse com a mulheres da empresa sobre planos de carreira e chances de crescimento.

Estimule as mulheres a entrar em campos de trabalho que não os tradicionais, como Tecnologia da Informação, Engenharia ou Matemática, por exemplo. É importante que as mulheres sob sua liderança saibam que elas têm as mesmas oportunidades que os homens.

TRATE TODOS OS SEUS FUNCIONÁRIOS DA MESMA FORMA ESTIPULE UMA POLÍTICA CLARA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO

É seu dever como líder e empreendedor pagar os mesmos salários e garantir que as políticas e práticas do ambiente de trabalho estejam livres de qualquer tipo de discriminação. Preste bastante atenção aos detalhes: a discriminação pode estar escondida e é seu papel garantir que todos os funcionários estejam realizando seu trabalho livres de preconceitos, julgamentos e tratamento diferenciado.

Deixe bem claro aos funcionários atuais, à comunidade e a todos os novos funcionários que de sua organização ou empresa repudia esse tipo de ação e qualquer tipo de assédio será recriminado. É muito importante que as mulheres (e outras minorias) sintam-se seguras dentro da sua empresa. Uma empresa segura é uma empresa feliz. Se seus funcionários se sentem bem no ambiente de trabalho pode ter certeza de que eles serão muito mais produtivos e você terá muito mais resultados afinal, se você cuida deles, eles também cuidarão da sua empresa e de todo o serviço que fazem dentro dela.

mulher-empreendedora-entrevista

DÊ OPORTUNIDADES INTERESSANTES PARA O DESENVOLVIMENTOS EMPRESARIAL DAS MULHERES

É essencial que você divulgue seu apoio ao trabalho realizado por mulheres. Você pode demonstrar isso de várias maneiras: contratando serviços de empresas geridas por mulheres, incluindo pequenas empresas e mulheres empresárias em sua comunidade e organização, promovendo mulheres dentro da sua empresa que fazem um ótimo trabalho… isso mostra que você confia na força profissional feminino e incentiva isso no ambiente da sua organização..

Também respeite a dignidade das mulheres em todos os materiais de marketing e outros da empresa. Isso vai garantir que seu público entenda que você apoia uma boa causa, além de evitar que você passe por situações complicadas em redes sociais.

E aí? Te convencemos que o empreendedorismo tem tudo a ver com o empoderamento das mulheres?

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO EMPODERAMENTO DA MULHER DENTRO DO EMPREENDEDORISMO 

Você pode até pensar: mas o que eu tenho a ver com isso? Por que eu deveria promover e me preocupar com o empoderamento da mulher dentro da minha empresa?

Assim como diz a ONU, Praticar o Empoderamento Feminino é papel de todos, homens e mulheres. Como líder é essencial que você olhe ao seu redor e repare: quantas mulheres da sua equipe ou da sua empresa precisam ser empoderadas? Quantas poderiam estar desenvolvendo resultados incríveis para a empresa e para ela mesma se tivesse mais suporte e apoio da organização? Ser empreendedor é ser inovador e ver novas oportunidades de desenvolvimento, tanto empresarial quando social. Ao empoderar as mulheres da sua organização você está promovendo a igualdade de gênero e garantindo que todos tenham o mesmo desenvolvimento na carreira.

Está nas nossas mãos promover a igualdade de gênero. Empodere! 

Esse texto foi escrito pela equipe do Saia do Lugar.

Parceiro de Conteúdo do Blog Infortask www.saiadolugar.com.br

comentar