O sistema mais simples e prático de gestão de atividades
Gestão de equipes 8 de maio de 2017

Está difícil lidar com a Equipe? Use o DISC!

Blog-Disc
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Google+0Email this to someone

A gestão de uma equipe de sucesso é meio caminho andado para atingir os melhores resultados na sua empresa? 

Isso mesmo.

Empresas de ponta primam por montar uma equipe de sucesso trançando um perfil comportamental de cada colaborador e instituindo um plano de crescimento profissional, com foco nas competências, habilidades e nos objetivos estratégicos da organização.

Algumas metodologias auxiliam na construção deste planos identificando perfis comportamentais das equipes.

Conheça a mais famosa destas metodologias e Use o DISC para montar uma equipe de sucesso.

Montar uma equipe multi comportamental garante a obtenção de melhores resultados, pois une habilidades complementares, incentiva o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos. Além, de garantir o crescimento profissional de cada colaborador e a diminuição dos erros de gestão. Identificar estes diversos perfis e correlacionar aos cargos e estratégias de sua empresa parece uma tarefa um pouco complicada.

Por isso, hoje iremos te ensinar como montar uma equipe de sucesso usando o Disc, metodologia que permite identificar perfis comportamentais, como: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S), Conformidade (C).

“Montar uma equipe multi comportamental garante a obtenção de melhores resultados, pois une habilidades complementares, incentiva o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos.”

1. Gestão com DISC 

A metodologia foi desenvolvida pelo psicólogo William Moulton Marston o criador da Mulher Maravilha em seu livro, As Emoções de Pessoas Normais. Sendo uma das mais famosas e versáteis utilizada por grandes empresas em todo o mundo. Esta define comportamentos a partir de um teste com perguntas baseadas no comportamento humano.
Apresentando 4 perfis que tem como característica:

1 – Dominância
Visionário e que prima por desafios, com foco em atingir resultados, competitividade e confiança.

2 – Influência
Entusiasmado otimista e que gosta de colaborar, com ênfase em influenciar e persuadir outros e na espontaneidade.

3 – Estabilidade
Calmo e humilde, que prima por cooperação, sinceridade e lealdade.

4 – Conformidade
Independente e objetiva, com ênfase na qualidade, precisão, organização e competência.

Conheça a Planilha DISC clicando aqui na imagem abaixo e descubra o seu ponto forte!

Planilha 5W3H (1)

Vale lembrar que nenhum perfil é o certo, pois cada cargo dentro da sua empresa necessita de características comportamentais distintas. Além disso, uma pessoa não é unicamente algo ou pode ser definida em uma só característica. Seus comportamentos sempre tendem mais para um perfil do que o outro.

Pense em um vendedor, algumas competências são mais requeridas e importantes como persuasão e boa comunicação, por isso o perfil deste estaria mais inclinado para o de Influência. Já um analista de produção deve ter um foco mais analítico, ou seja, na eficiência, na precisão e qualidade dos processos, portanto seu perfil estaria mais relacionado ao de Conformidade.

Contudo, isso não determina que o vendedor não possa ter competências analíticas e nem que o analista de produção não saiba se comunicar muito bem.

“Vale lembrar que nenhum perfil é o certo, pois cada cargo dentro da sua empresa necessita de características comportamentais distintas.”

Observando estes perfis em cada pessoa de sua equipe irá possibilitar traçar planos ou tomar decisões para ajudar no desenvolvimento pessoal de cada colaborador. Já que cada perfil apresenta pontos fortes, apresenta e os que devem ser aprimorados.

Além de facilitar na análise do comportamento do candidato antes de ser recrutado ou na equipe que você já possui o Disc tem como benefícios:

1 – Autoconhecimento
2 – 
Aumento da percepção sobre as pessoas
3 – Facilita a comunicação entre a equipe
4 – Facilita na construção de treinamentos para equipe mais assertivos
5 – Gerenciamento mais efetivo

Após determinar o candidato perfeito para sua equipe, use essa matriz para organizar as demandas diárias.

Planilha 5W3H (1)

 

Isso, facilitará a identificação de possíveis treinamentos e até mesmo no relacionamento com equipe, pois você poderá aproveitar as pessoas que têm perfis como Influência para ajudar as pessoas do perfil Conformidade a desenvolver a competência cooperação e espontaneidade e vice versa.

E saiba que nós do Infortask somos especialistas em produtividade e depois de utilizar o DISC para montar um time fantásticos você precisará de uma ferramenta que lhe auxilie a gerenciar as atividades diárias.

Fica está dica de ouro! Iai? Vamos testar?
Me conta nos comentários qual perfil foi mais presente na sua equipe!

 

Consultora e Inbound Sales Representative no Infortask. Apaixonada por pessoas, gestão e por batata frita.

comentar