O sistema mais simples e prático de gestão de atividades
Gestão de equipes 18 de outubro de 2017

Gestão de processos: o diferencial para o sucesso do seu negócio!

business woman hand working on smart phone and laptop computer a
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Google+0Email this to someone

Mais do que oferecer um bom produto ou serviço ao seu cliente, para se diferenciar dos concorrentes é preciso desenvolver uma estratégia eficiente de gestão de processos para o seu negócio. Afinal, essa atividade visa elevar continuamente o nível de desempenho e os resultados da empresa por meio da identificação, da documentação, da execução, da medição, do monitoramento, do controle e da melhoria dos processos. Parece uma técnica muito boa, não é mesmo? Mas o que é exatamente a gestão de processos e por que ela tão importante para desenvolver o seu empreendimento? Siga conosco e veja como ela funciona!

Planilha 5W3H (2)

O que é a gestão de processos?

Se você for pesquisar em qualquer lugar sobre este assunto, verá que se trata de um daqueles conceitos que vêm carregado de definições, o que muitas vezes acaba dificultando o entendimento da estratégia. Mas como estamos aqui para facilitar sua vida, vamos sintetizar e destacar que a gestão de processos é a união da gestão de negócios com a tecnologia da informação para otimizar os resultados da sua empresa por meio da melhora nos processos.

Por exemplo: o corpo humano é composto por diversos órgãos e cada um deles tem uma função diferente. No entanto, trabalham em conjunto para que a gente tenha uma vida saudável. Mas se um dia algo der errado e um dos nossos órgãos passar a não cumprir mais o seu papel, automaticamente todo o funcionamento do corpo pode ser comprometido.

Agora, trazendo esse exemplo para o mundo corporativo, podemos dizer, então, que a empresa é o corpo e os departamentos são os órgãos. Dessa maneira, a gestão de processos irá reavaliar, aprimorar e padronizar os processos de trabalho, assegurando que as áreas atinjam seus objetivos conforme estipulado no planejamento do negócio.

Let's dothings together! (2)

Por que a gestão de processos é tão importante?

Não é novidade para ninguém o quanto o mercado é altamente competitivo e que para se destacar é preciso fazer diferente. Dessa maneira, adotar práticas sólidas de gestão de processos pode trazer um grande diferencial para o seu negócio. Afinal, você conseguirá integrar sua equipe, seus sistemas e seus processos: tudo estará interligado e alinhado aos seus objetivos, o que poderá fazer com que a sua empresa se torne a primeira escolha dos clientes. Além disso, a gestão de processos é fundamental, pois permite que você:

  • Eleve o nível de satisfação de clientes, colaboradores e investidores;
  • Ajuste rapidamente os processos de mudança interna e externa da empresa;
  • Otimize o planejamento das atividades, da atribuição de responsabilidades e da racionalização do uso de materiais;
  • Aperfeiçoe os controles processuais, como a eliminação de redundâncias, a redução de retrabalhos e a minimização de falhas;
  • Reduza o ciclo de duração dos processos;
  • Diminua os custos dos processos.

 

Como fazer uma gestão de processos eficiente na sua empresa? 

Implementar a gestão de processos — ou qualquer outra estratégia — não é algo que acontece da noite para o dia. Exige muita paciência, planejamento e organização, para que, depois, você consiga gerenciar as atividades com efetividade e controlar tudo o que acontece no dia a dia da sua empresa. Uma boa maneira de dar o primeiro passo é estruturar uma área de tecnologia da informação (TI) e alinhá-la ao seu negócio.

Afinal, hoje, informação é poder e os dados do seu empreendimento devem estar indexados de forma eficiente e acessível a todos. Desse modo, é possível mapear e automatizar os processos para que as diversas áreas se beneficiem dessa facilidade e possam trabalhar com mais segurança e agilidade. Como consequência disso, abre-se um espaço para que você se dedique ainda mais aos seus consumidores, criando um relacionamento longo e duradouro com eles, o que também irá refletir em melhores resultados.

Uma boa dica é começar otimizando a área financeira, pois ela dará sustentação para todas as outras.

Por isso, conte com o ContaAzul.

Com ele, você consegue gerenciar todo o seu negócio com segurança e de forma integrada, o que acaba facilitando as divisões de tarefas entre equipes e todos os processos realizados na sua empresa.

Agora que você já sabe o que é gestão de processos e a sua importância, que tal aplicar no seu negócio? E depois, não esqueça de compartilhar com a gente os resultados obtidos. Estamos ansiosos para saber.

Content Manager da ContaAzul, jornalista, sempre em busca de conhecimento e informação. Especialmente as que ajudam os donos de negócios no Brasil!

comentar