O sistema mais simples e prático de gestão de atividades
Gestão de equipes 12 de maio de 2017

Como gerenciar uma crise interna na empresa?

Blog
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Google+0Email this to someone

COMO GERENCIAR UMA CRISE INTERNA NA EMPRESA?

Empresas são compostas por pessoas, cada uma com sua característica, personalidade e problemas. Só que como se não bastasse a crise lá fora, o Gestor precisa se preocupar algumas vezes com conflitos internos dentro da própria empresa, causando uma crise interna entre os próprios colaboradores. Vamos aprender nesse artigo como gerenciar uma crise interna na empresa.

1. Qual a causa dos conflitos internos? 

Empresas são divididas por departamentos ou setores, que possuem pessoas com demandas diárias e metas para serem batidas. Nessa corrida diária algumas pessoas não conseguem trabalhar em equipe, ou não são capazes de ajudar quem faz parte da mesma empresa. Causando assim um atrito entre as equipes por uma disputa exagerada de resultados, atrasos nas demandas e falta de organização.

Pensando nesse ponto, criamos uma Planilha essencial para você montar uma equipe produtiva e evitar esses tipos de conflitos. A Planilha DISC ajuda você a fazer uma avaliação da sua equipe e saber qual o ponto forte de cada um e explorá-lo em determinadas atividades.

Planilha 5W3H (1)

2. Atividades com ruídos, equipes menos produtivas! 

A execução das atividades merecem também algumas atenções a mais quando se trata de conflitos internos. Os ruídos existem quando uma gestão não é aplicada corretamente devido as ferramentas que são usadas, como WhatsApp para empresa, E-mails para demandas e quando não há relatórios internos.
Demandar uma atividade sem ruídos garante uma melhor execução da equipe e melhores resultados para empresa. Algumas etapas são importantes seguir e eliminar qualquer possibilidade de ruídos.

1 – Qual Atividade? | 2 – Quem vai executar? | 3 – Quando vai executar? | 4 – Como vai executar? | 5 – Analisar relatórios das atividades

Esses cincos passos você encontra em um infográfico que criamos para ajudar você nas demandas de atividades. Clique aqui > Processos de Atividades Diárias

CAT

O Infortask é capaz de gerenciar essas atividades e é uma ferramenta capaz de ajudar a aumentar a produtividade interna da sua empresa. Ter uma visão das demandas em único portal, quem vai executar a atividade e o prazo são algumas das vantagens de usar o Infortask. (Veja aqui como funciona)

>> Leia mais sobre o Infortask e como podemos ajudar sua empresa

3. Como transformar os conflitos em oportunidades?

O conflito interno em uma equipe não faz bem para nenhuma empresa! Agora como podemos transformar essa crise interna em uma oportunidade?

a) Ouça ambas as partes

Saiba o que realmente aconteceu e procure uma solução junto com sua equipe. Essa ação vai te aproximar das pessoas e faz com que elas sintam parte da solução.

“O que vai determinar se o conflito é construtivo ou negativo será a motivação das pessoas envolvidas, sendo que, em qualquer organização, é de responsabilidade do gestor ou gerente facilitar a gestão desse conflito.” (McINTYRE, 2007, p. 303).

b) Tenha postura firme

Ao ouvir a situação, seria normal o Gestor se tomar pela emoção e ter uma atitude sem razão. Sua postura precisa ser racional e mostrar um autocontrole sobre a situação.

c) Estimule o diálogo

O diálogo é a base para todo resultado. Faça com que os lados se apresentem e exponha suas ideias de melhoria para situação, isso irá trazer insights para a situação e você poderá junto com eles, achar uma resposta perfeita para o problema.

Se repararmos bem, alguns conflitos são gerados pela grande vontade na entrega de resultados. O que causa a crise interna é a competição, que se não for vista de forma saudável, pode gerar atrito. O importante é fazer perceber que todos são uma equipe e as ideias são para um propósito comum e tudo ficará ainda melhor se todos estiverem juntos.

 

Publicitário em formação, Marketing na Infortask. Conteúdo. Mídias sociais. Pratica tênis, natação, futebol e um grande apreciador de Big Tasty.

comentar