O sistema mais simples e prático de gestão de atividades
Produtividade 21 de outubro de 2014

4 Dicas para acompanhar o desempenho dos funcionários

4dicas
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Google+0Email this to someone

O desempenho dos funcionários é um fator que influencia diretamente na produção da empresa. Fazer com que uma equipe cumpra prazos, faça as tarefas corretamente e trabalhe de forma sinérgica é fundamental para garantir que a empresa ofereça serviços de qualidade.

Nesse contexto, cabe ao gestor encontrar ferramentas e maneiras para acompanhar esse desempenho dos colaboradores e estimulá-los a melhorar encontrando o que é positivo e o que precisa ser mudado. Quer saber como fazer isso? Conheça as nossa dicas:

Conheça os membros da sua equipe

Conhecer as habilidades e dificuldades de cada funcionário é imprescindível para acompanhar seu desempenho. Sente com cada um deles e descubra o que estão fazendo e como organizam suas tarefas. Se o funcionário estiver entregando itens com atraso, não sabe por onde começar suas tarefas diárias, ele demonstra desorganização. Nesse contexto, vocês devem, juntos, definir o que precisa ser otimizado. Caso o membro do time esteja em dia com prazos, lembre que ele sempre pode melhorar.

Por fim, faça reuniões para verificar se após a conversa o desempenho melhorou. É a partir desse conhecimento que será possível desenvolver a equipe, valorizando e fortalecendo cada funcionário.

Outras ferramentas podem ser usadas para conhecer os membros da equipe como pesquisas a respeito do que eles pensam da empresa, das atividades, dos colegas e outros assuntos. Assim, você descobre cada um e como anda o clima geral no dia a dia de trabalho.

Organize e divida das responsabilidades

É fundamental colocar a casa em ordem, dividindo e organizando as tarefas e responsabilidades. Pode parecer até mesmo um pouco banal, porém, principalmente em pequenas empresas, onde existe a tendência a acumular funções, é de extrema importância que existam tarefas bem definidas. Somente assim você conseguirá acompanhar o desempenho, afinal, as tarefas são diferentes.

Introduza a mentalidade do auto-tracking

Nas pequenas empresas, a monitoração das atividades dos funcionários pode ser uma situação delicada, pois acaba sendo feita sem anotações e análises, só observando a equipe. Uma solução para isso é a implementação do auto-tracking. Ou seja, cada um monitora suas atividades e o cumprimento delas.

Vale deixar sempre claro que esta é uma medida para melhorar a eficiência da empresa, mais do que reclamar sobre o uso de redes sociais ou outras ações pessoais dentro do tempo de trabalho. Mas é claro que os funcionários devem ser minimamente orientados através de dicas para gerenciamento de tarefas, de prioridades e do tempo.

Implemente um gerenciador de tarefas online

Uma forma do gestor estar sempre ciente do que está acontecendo com os seus funcionários é através de um gerenciador de tarefas. Existem, inclusive, soluções online que oferecem hospedagem em nuvem, notificações via e-mail, relatórios de gestão, entre outras vantagens que permitem ao gestor o acompanhamento direto e online. E a boa notícia é que esse recurso é bastante acessível e fácil de usar.

Com um gerenciador de tarefas é possível realizar um bom planejamento e monitorar cada passo nas atividades, tanto geral quanto o desempenho de cada uma das partes.

O mais importante é estar sempre acompanhando a equipe, algo que com os avanços da internet pode ser feito até mesmo a distância, desde que se use ferramentas online para o gerenciamento das tarefas. Afinal de contas, o bom líder não é o que cobra o desempenho, mas que desenvolve talentos e, junto com eles, planeja o crescimento da empresa.

E na sua empresa? De que forma é feito o acompanhamento do desempenho? Caso isso não seja uma rotina, implemente já para garantir a organização e a entrega das tarefas!

CEO do Infortask - Apaixonado por desafios e inovação/ Administrador/ Especialista em Administração de Empresas - FGV. Possui experiência em Marketing, Gestão de Leads, Inbound Marketing, Saas, Adwords, SEO, Gestão enxuta, entre outros.