O sistema mais simples e prático de gestão de atividades
Gerenciamento de Atividades 31 de outubro de 2016

10 Erros de Gestão na Empresa que Você pode estar Cometendo! – Parte 2

plus (22)
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Google+0Email this to someone

Esta é a parte 2 do nosso estudo desenvolvido com dezenas de líderes e gestores! Se você ainda não viu, confira a parte 1 clicando aqui!

Agora vamos ao que interessa, quais são as outras dificuldades apresentadas pela nossa pesquisa? Acompanhe agora mais uma parte dos 10 erros de gestão na Empresa que você pode estar cometendo agora!

Creative businesswoman reading sticky notes on glass wall with colleague working in background at office

#6 “Não sei se todos estão cumprindo os prazos estabelecidas” 

Solução: Com essa falta de controle, fica difícil cobrar e até observar se as demandas estão indo bem ou mal, a solução para esse problema é centralizar as metas em um único lugar, lembre-se que os resultados precisam ser atualizados e por isso a solução online se torna mais viável.

Aqui no Infortask costumamos fazer isso através de atividades com histórico completo e registrado.

#7 “Não consigo fazer Controle do Cronograma da minha Equipe” 

Solução: Cronogramas são ferramentas ótimas, mas todo bom cronograma precisa rapidamente se adequar a qualquer problema ou imprevisto. Não existe realidade perfeita e muito menos imutável, um cronograma de poucos dias já começa a sofrer problemas com novidades que vão surgindo, imagine um de 1 mês ou de 1 ano! Por isso aqui não tem outra maneira senão, utilizar uma ferramenta online. Tem familiaridade com gestão de projetos complexos? Então uma boa ideia pode ser um gerenciador dedicado a este fim. Agora, se você quer uma solução simples e prática, que não precisa de muita familiaridade com assuntos complexos de gestão, sugerimos um bom gerenciador de atividades, onde você pode mudar prazos e registrar tudo de forma segura e rápida com transparência para todas as pessoas envolvidas.

#8 “Não consigo convencer as pessoas a mudar as rotinas antigas, elas têm vícios” 

A maior dificuldade na mudança, não é o sistema, a nova rotina ou o novo processo, o que geralmente encaramos é a barreira humana, a rejeição natural na hora de colocar algo novo para funcionar. Sempre que você se encontrar nesta situação, considere o gráfico abaixo.

É preciso entender o lado humano do processo ao se propor uma mudança e entender as fases em que as pessoas estão. Colocar mudanças em prática e esperar que tudo se resolva no dia seguinte não é realista.

Solução: Identifique em que fase o funcionário está, diga a ele que você entende a situação, mas que os dois precisam traçar um plano para que a mudança aconteça. Deposite confiança no funcionário neste estágio, mas não coloque tudo nas mãos dele, o ideal é que você comande esta ação e a siga, fazendo a sua parte do processo. Ex: convocando reuniões individuais para ver o progresso da mudança, discutir dificuldades com a pessoa de tempos em tempos.

Untitled design

#9 “Não sei mais como promover a proatividade, a equipe não se auto gerencia” 

Falando sobre pessoas, não há mágica ou técnica perfeita, é preciso se dedicar a entender o que de fato motiva os outros. Considere alguns princípios do livro “Como ganhar amigos e Influenciar Pessoas”.

Solução:

  • Fale sempre em termos que consideram os interesses da outra parte;
  • Faça a outra pessoa se sentir importante e faça isso de forma sincera;
  • Considere sempre começar a falar de uma forma amigável;
  • Faça a pessoa sentir que a nova ideia proposta não é sua, mas dele ou dela;
  • Use para os motivos nobres para convencer as pessoas;
  • Dê a outra pessoa uma boa reputação da qual ela precisa manter.

#10 “Sinto que há pouca transparência sobre o que acontece aqui na empresa” 

A má gestão da informação causa desconforto em toda a organização. Na sua empresa, a informação deve ser um meio que trabalha para você e que está disponível para qualquer um. Preocupação exagerada na hora de registrar informações (principalmente em e-mails), atrapalham o dia a dia da empresa e criam um clima de desconfiança.

  • Será que meu e-mail foi lido?
  • Será que todos estão cientes da gravidade do problema que preciso resolver?
  • Será que já posso tomar a decisão baseada nessas informações? Ou há mais alguma coisa que eu não estou levando em consideração?

Solução: Gestão centralizada na nuvem. Confira nossa para isso solução aqui. 

Boa sorte na gestão da empresa e até a próxima!

CEO do Infortask - Apaixonado por desafios e inovação/ Administrador/ Especialista em Administração de Empresas - FGV. Possui experiência em Marketing, Gestão de Leads, Inbound Marketing, Saas, Adwords, SEO, Gestão enxuta, entre outros.

comentar